Introdução

Blogger destinado ao público que deseja conhecer sobre TICs na educação, como também debater sobre o tema proposto no contexto educacional.
Os textos publicados tem como proposito levar ao leitor a uma reflexão crítica dos processos que perpassam no contexto de ensino e aprendizagem do educando ao se inserir em sala de aula instrumentos tecnológicos como o computador.

sábado, 9 de julho de 2011

TICs na Educação

Nos últimos 30 anos o mundo teve uma das mudanças mais perceptivas já ocorrida na história da humanidade, o rápido avanço da comunicação e da informação, hoje, é insigne que a tecnologia transformou o mundo, interligando todos e tudo a rede mundial de computadores a internet, e a escola não poderia ficar de fora desse mundo, os computadores adentraram e estão modificando o modo de se pensar em educação.  Nesse viés o texto abaixo destaca a importância da tecnologia na educação.
"As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria -o conhecimento com ética.
As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser.Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. Pode receber mensagens com dúvidas, pode passar informações complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno.Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados."                                      (http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm)

2 comentários: